Ciências
8º ano
Professor Essivaldo
ROTEIRO DE AULA
1. Conhecimento prévio - Propor situações para levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a origem da Terra e a interferência de suas transformações com a evolução dos seres vivos. Levá-los a discutir suas hipóteses sobre as mudanças que as espécies sofreram ao longo do tempo. Problematizar sobre os conceitos e conhecimentos que eles têm dos fósseis como evidências de evolução ao compará-los aos seres vivos atuais.
2. Conceitos
a) Orientar os alunos a se reunirem em duplas para a leitura e discussão de textos contidos no livro didático e outros pesquisados na Internet a respeito da relação entre a história geológica do planeta, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera, e a evolução dos seres vivos.
b) Leitura de outros textos do livro didático, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre fósseis brasileiros.
c) A partir de figuras, apresentadas em slides no Power Point, conhecer prováveis paisagens da Terra em diferentes tempos geológicos, estudos comparativos entre os animais e plantas, entre si e com espécies atuais.
d) Relacionar ao fenômeno dos fósseis, os dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros seres vivos que existiram no passado;
e) Observar figuras de animais fósseis e discutir semelhanças com animais atuais, levantando hipóteses sobre seu modo de vida e ambiente.
f) Apresentação de vídeos relacionados com o assunto:
· A história da evolução - SAPO Vídeos;
· A origem e evolução da Terra;
· A evolução da vida na Terra em um minuto;
· A extinção dos dinossauros.
g) Apresentação de um filme sobre evolução (duração: 1:45).
3. Procedimento
a) Confecção de tabelas para registro das principais conclusões obtidas com a observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo em paisagens e espécies (tempo geológico X eventos observados).
b) Construir linha do tempo a partir de tabela informativa sobre as eras geológicas, organizada de acordo com características de flora, fauna, clima, com o objetivo de situar os eventos significativos na história da Terra, entre eles: o esfriamento do planeta e a formação da água líquida, a formação da atmosfera em íntima relação com a proliferação dos seres vivos clorofilados, a mudança de posição dos continentes, a ocupação dos ambientes terrestres pelas plantas e a formação dos solos e o surgimento dos vertebrados e dos seres humanos.
c) Representação, por meio de desenho, colagem ou construção com massa de modelar, de animais e dos ambientes (prováveis) em que viviam a partir de estruturas fossilizadas.
4. Avaliação
Observação, analise e registro em ficha de acompanhamento de produtividade, de todas as atividades (parte procedimental) realizadas pelos alunos em sala de aula.
· Avaliação da participação e disposição nas atividades desenvolvidas;
- Avaliação da seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
- Registro, no caderno, dos relatórios de vídeos das conclusões elaboradas individualmente ou em grupo, a partir do entendimento ou interpretação dos vídeos apresentados.
5. Tempo estimado: 9 aulas (3 encontros)
6. Recursos:
· livro didático;
· data chow;
· notebook;
· laptop;
· pen drive;
· marcador p/ quadro branco;
· apagador;
· quadro branco;
· caderno;
· textos da Internet;
· cartolina.
· pinceis;
· lápis de cor;
· cola;
· tesoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário