sábado, 26 de março de 2011

Biologia - 3⁰ ano C - Teoria da evolução das espécies

Atividade II

Considere as seguintes afirmações: "O gafanhoto é verde porque vive na grama".  "O gafanhoto vive na grama porque é verde". Na sua opinião, qual afirmativa seria atribuida a Darwin e qual seria atriuída a Lamarck? Justifique.

Biologia - 3⁰ ano “C” - Adaptação das espécies

Atividade I
Sobre o conceito de adaptação dos seres vivos, gostaria que vocês comentassem sucintamente a respeito da seguinte frase: "Características adaptativas, isto é, que contribuem com a capacidade de sobrevivência e de reprodução de uma espécie num determinado ambiente, podem se mostrar completamente inúteis e até mesmo prejudiciais num outro tipo de ambiente".

sexta-feira, 25 de março de 2011

Plano de aula

Ciências
8º ano
Professor Essivaldo


ROTEIRO DE AULA

1. Conhecimento prévio - Propor situações para levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a origem da Terra e a interferência de suas transformações com a evolução dos seres vivos. Levá-los a discutir suas hipóteses sobre as mudanças que as espécies sofreram ao longo do tempo. Problematizar sobre os conceitos e conhecimentos que eles têm dos fósseis como evidências de evolução ao compará-los aos seres vivos atuais.


2. Conceitos

a) Orientar os alunos a se reunirem em duplas para a leitura e discussão de textos contidos no livro didático e outros pesquisados na Internet  a respeito da relação entre a história geológica do planeta, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera, e a evolução dos seres vivos.

b) Leitura de outros textos do livro didático, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre fósseis brasileiros.

c) A partir de figuras, apresentadas em slides no Power Point, conhecer prováveis paisagens da Terra em diferentes tempos geológicos, estudos comparativos entre os animais e plantas, entre si e com espécies atuais.

d) Relacionar ao fenômeno dos fósseis, os dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros seres vivos que existiram no passado;

e) Observar figuras de animais fósseis e discutir semelhanças com animais atuais, levantando hipóteses sobre seu modo de vida e ambiente.

f) Apresentação de vídeos relacionados com o assunto:
·         A história da evolução - SAPO Vídeos;
·         A origem e evolução da Terra;
·         A evolução da vida na Terra em um minuto;
·         A extinção dos dinossauros.

g) Apresentação de um filme sobre evolução (duração: 1:45).

3. Procedimento

a) Confecção de tabelas para registro das principais conclusões obtidas com a observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo em paisagens e espécies (tempo geológico X eventos observados).

b) Construir linha do tempo a partir de tabela informativa sobre as eras geológicas, organizada de acordo com características de flora, fauna, clima, com o objetivo de situar os eventos significativos na história da Terra, entre eles: o esfriamento do planeta e a formação da água líquida, a formação da atmosfera em íntima relação com a proliferação dos seres vivos clorofilados, a mudança de posição dos continentes, a ocupação dos ambientes terrestres pelas plantas e a formação dos solos e o surgimento dos vertebrados e dos seres humanos.

c) Representação, por meio de desenho, colagem ou construção com massa de modelar, de animais e dos ambientes (prováveis) em que viviam a partir de estruturas fossilizadas.


4. Avaliação

Observação, analise e registro em ficha de acompanhamento de produtividade, de todas as atividades (parte procedimental) realizadas pelos  alunos em sala de aula.
·         Avaliação da participação e disposição nas atividades desenvolvidas;
  • Avaliação da seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
  • Registro, no caderno, dos relatórios de vídeos das conclusões elaboradas individualmente ou em grupo, a partir do entendimento ou interpretação dos vídeos apresentados.


5. Tempo estimado: 9 aulas (3 encontros)

6. Recursos:
·         livro didático;
·         data chow;
·         notebook;
·         laptop;
·         pen drive;
·         marcador p/ quadro branco;
·         apagador;
·         quadro branco;
·         caderno;
·         textos da Internet;
·         cartolina.
·         pinceis;
·         lápis de cor;
·         cola;
·         tesoura.

Tabela Geológica

                                     TABELA QUE MOSTRA TRANSFORMAÇÕES NA TERRA
ERAPERÍODOÉPOCAIDADE                  CARACTERÍSTICAS  
    "Era do Homem".   
    O homem torna-se a forma de vida   
    dominante sobre a Terra.  
 QuaternárioHoloceno10.000Estabilização do clima.  
    Glaciações mais recentes. Domínio  
    dos mamíferos de grande porte. 
  Pleistoceno1.750.000Evolução do homo sapiens  
    Avanço das geleiras. A vegetação   
    é dominada pelos campos e  
Cenozóica Plioceno5.300.000savanas. Aparecimento de mamíferos 
    ruminantes.   
    Formação de grandes campos.   
    Mudanças climática levam à forma- 
 TerciárioMioceno23.500.000ção da calota polar Antártica.  
    Aparecimento de elefantes e   
    cavalos. Aparecimento 
  Oligoceno34.000.000de vários tipos de gramíneas.  
  Eoceno53.000.000Surgimento da maior parte   
    das ordens de mamíferos  
  Paleoceno65.000.000Domíneo dos mamíferos de   
    porte pequeno e médio  
    Primeiras plantas com flores,   
    grupos modernos de 
 Cretáceo 135.000.000insetos, pássaros e mamíferos.  
Mesozóica   Piterossauros e primeiros    
    pássaros. Dinossauros 
 Jurássico 205.000.000vagueiam pela Terra   
 Triássico 250.000.000Primeira aparição dos dinossauros 
    Primeiro grande evento de    
    extinção em massa. Formação 
 Permiano 295.000.000do supercontinente Pangea.  
 Carbonífero 355.000.000Formação de grandes florestas.  
 Devoniano 410.000.000Primeiros peixes   
Paleozóica   Estabilização do clima. Derre-  
    timento do gelo glacial, 
 Siluriano 435.000.000elevação dos níveis dos   
    oceanos. Evolução dos peixes.  
 Ordoviciano 500.000.000Surgimento dos invertebrados   
   marinhos e plantas.   
 Cambriano 540.000.000Aparecimento dos principais   
    grupos de animais.   
    Predomíneo de bactérias.    
    Primeiras evidências de 
Proterozóica  2.500.000.000atmosfera rica em oxigênio.  
    Ao final da era Proterozóica 
    surgimento de formas multice-  
    lulares e dos primeiros animais.  
    Aparecimento de vida na Terra.  
    F´sseis mais antigos com 3,5 
Arqueana  3.600.000.000bilhões de ano (bactérias micro- 
    fósseis)    
    Formação do Sistema Solar. Não  
Hadeana  4.500.000.000é um período geológico. Não 
    existem rochas na Terra.